arrow-left
cross

Hipermetropia

O que é a Hipermetropia?

O que é a Hipermetropia?

A hipermetropia é um defeito visual que envolve um reflexo da acomodação para ver corretamente, sendo o olho hipermétrico muito curto em relação à sua potência. A hipermetropia vê esse esforço de aumentar para obter uma visão de perto satisfatória, resultando em visão embaciada a 30cm.

Um hipermétrope em princípio vê melhor ao longe do que ao perto. Os hipermétropes conseguem focar objetos situados a distâncias mais ou menos importantes, e apresentam mais dificuldades para uma focagem nítida de objetos situados a uma distância próxima, já que neste caso a acomodação a realizar é demasiado grande.

Ao contrário do que acontece na miopia, o olho não é suficientemente potente relativamente ao seu comprimento. A imagem forma-se atrás da retina, o cérebro recebe uma imagem desfocada se esta não for compensada por acomodação.

De acordo com pessoas de 20 a 40 anos, a visão à distância é mais ou menos difícil. A hipermetropia não "compensa" tão facilmente como quando era criança a sua visão de longe, quando sua visão de perto baixa. O esforço ocular é ainda mais importante para manter uma atenção visual apoiada no contexto de atividades de visão de perto como a leitura, a costura ou a escritura. O esforço de acomodação pode causar estados de fadiga, dores de cabeça, lacrimejar ou vermelhidão ocular… Esta sintomatologia justifica uma consulta com um oftalmologista ou optometrista para obter, se necessário, lentes corretivas.

Como corrigir a Hipermetropia?

A hipermetropia corrige-se com o uso de óculos com lentes corretivas convexas ou convergentes ou com lentes de contacto adequadas (a presença do sinal + e o número de dioptrias que precedem o tipo de lente. O uso de óculos ou lentes de contacto elimina o esforço de acomodação e consequentemente a fadiga.

Por vezes a hipermetropia é detetada tardiamente, visto que os hipermétropes podem acomodar-se a ela sem grandes dificuldades, sobretudo se os indivíduos tiverem uma boa capacidade de acomodação e se o seu trabalho quotidiano não implicar um esforço demasiado apoiado na visão de perto.