Afflelou óptico & audiologista

A nossa história

Alain AFFLELOU

Alain AFFLELOU, fundador

Em 1971, Alain AFFLELOU deixou Paris para completar os seus estudos. Aos 23 anos, obtém dois diplomas, um de Óptico e outro de Audiologista. Gostava de interagir com pessoas , para o qual tinha um talento nato. Decidiu criar a sua própria empresa e abriu a sua primeira loja de óptica em 1972, na região de Bordéus (Le Bouscat).

Em 1978, Alain AFFLELOU lança a sua primeira campanha publicitária revolucionária para a época, com armações a metade do preço em todas as marcas e participa pessoalmente no desenvolvimento da franquia das lojas de óptica AFFLELOU.

Visionário carismático, a inovação contínua é um dos pilares fundamentais do seu sucesso, um sucesso que o levou a construir uma marca que, ao longo dos anos, continua a destacar-se num ambiente altamente competitivo. Todas estas inovações assentam numa forte comunicação global e na inovação dos produtos. Em 1985, existiam 100 pontos de venda AFFLELOU em França, 360 em 1999 e 1449 lojas em julho de 2021.

Alain AFFLELOU sempre foi apaixonado pelo desporto, nomeadamente pelo futebol e pelo râguebi. Competitividade, espírito de equipa, dinamismo: ALAIN AFFLELOU partilha estes valores com o mundo do desporto de alta competição. Por isso, não é de surpreender que a marca se tenha lançado no patrocínio desportivo em meados da década de 1980. Desde 2019, está classificada entre os 5 empresários mais populares em França*. Com 50 anos de experiência, o Grupo AFFLELOU está constantemente a abrir novas lojas ópticas e centros auditivos e a explorar novas oportunidades para satisfazer as expectativas de um número cada vez maior de clientes.

*fonte : revista Forbes

Anthony AFFLELOU, Presidente do grupo AFFLELOU

Os mercados da óptica e da audiologia são muito competitivos e fragmentados. Para se destacar da concorrência, o Grupo AFFLELOU sempre se concentrou em preços acessíveis, numa vasta gama de produtos e numa inovação constante. Após a revolução criada pela invenção do Tchin Tchin pela AFFLELOU em 1999, nunca mais parámos de inovar. Este facto é 100% confirmado pelo enorme sucesso da nossa última criação, MAGIC. O desempenho das nossas vendas ao longo dos últimos anos também mostra que estamos no bom caminho. O nosso modelo de negócio é de tal forma sólido que nos permitiu estendê-lo a um vasto leque de territórios de venda. Com cerca de 500 locais no estrangeiro, a nossa marca atingiu um novo patamar.

Os Ópticos e os Audiologistas desempenham um papel fundamental na melhoria das vidas dos utilizadores de óculos e de aparelhos auditivos. Estamos orgulhosos da qualidade dos nossos franqueados, porque temos de oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade a preços acessíveis. Esta é a essência da política de marca do Grupo AFFLELOU, tanto no sector dos óculos como dos aparelhos auditivos.

O nosso modelo de negócio de franquia é baseado numa divisão de tarefas comerciais entre o franqueador e o franqueado. Com este modelo de negócio, os franqueados têm acesso a recursos que, de outra forma, estariam fora do seu alcance. A Marca contribui com o seu know-how, a sua imagem de confiança, as suas competências de marketing e as suas ferramentas de comunicação de grande desempenho.

CEO

Datas marcantes do grupo